sexta-feira, 22 de maio de 2009

Empadas de Frango



Ingredientes

Para a Massa

- 500 g de farinha de arroz
- 250 g de manteiga ligeiramente amolecida
- 4 gemas
- 2 dl de água
- sal fino

Para o Recheio

- 1/2 frango
- 1 fatia grossa de bacon
- 1 folha de louro
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- queijo ralado
- água de coco (opcional)
- sal
- manteiga q.b.
- gema batida q.b.
- água q.b.
- Louro e salsa

1 - Comece por preparar a massa:

* Colocar a farinha numa tigela. Juntar 1 boa pitada de sal e a manteiga. Adicionar as gemas e a água. Amassar muito bem com as mãos. Se for necessário, acrescentar mais um pouquinho de água. Moldar uma bola com a massa e deixar repousar no congelador por 15 minutos.



2 - Prepare o frango:

* Colocar o frango e a fatia de bacon num tacho. Juntar a folha de louro e cobrir com água. Temperar com sal. Deixar cozer em lume médio por 35 minutos.

* Retirar o frango e o bacon do tacho. Escorrer muito bem e deixar arrefecer. Remover os ossos e a pele do frango. Cortar o bacon em pedaços. Picar grosseiramente a carne de frango com o bacon. Reservar.

* Aquecer o azeite e adicionar a mistura de frango e de bacon. Refogar um pouco. Acrescentar um pouco de água de coco e deixar cozinhar por mais uns minutos. Deixar reduzir um pouco e polvilhar com a salsa picada. Adicionar o queijo ralado e cozinhar em lume brando por mais uns minutos. Deixar arrefecer.

3 - Prepare as Empadas:

* Untar forminhas com manteiga derretida. Reservar. Pré-aquecer o forno a 200ºC.

* NOTA: Como esta farinha é um pouco difícil de trabalhar, eu não uso o rolo de cozinha. Com as mãos, faço pequenas bolas que trabalho até conseguir a massa com o tamanho necessário.

* Fazer 12 discos médios e 12 discos pequenos.

* Forrar as forminhas com os discos de massa médios.



* Distribuir o preparado de frango pelas forminhas.



* Fechar com os discos de massa pequenos. Molhar as bordas com um bocadinho de água e pressionar com a ponta dos dedos para soldar.



* Pincelar a superfície das empadas com gema batida e levar a cozer no forno por 30 minutos, a 200ºC. Deixar amornar fora do forno. Servir as empadas levemente mornas ou frias, com salada verde.



Bom Apetite!

1 comentário:

Susana Lopes disse...

Estou à espera das vossas receitas!!!